Ufaa..foi cansativo, galera!!! Ms valeu a pena!! Nosso programa CINE CLUB ESPECIAL OSCAR 2011, começou às 21:30h e só terminou às 02h da madruga! Mesmo após o encerramento da Cerimônia, nós ainda ficamos conversando um pouco sobre os resultados do OSCAR.
Queremos agradecer ao ouvinte Gustavo, do bairro São Francisco: ele ficou com a gente on-line, teceu comentários, interagio muuito, e foi até o final de nossas transmissões!!! Valeu, Gustavo!!! Fica agora, a promessa de transformar esse compromisso em agenda permanente no calendário da rádio Caruaru FM. Abaixo, um resumo de como foi tudo!!!
No último domingo, dia 27/02, aconteceu a entrega do premi máximo do Cinema: O OSCAR 2011!!! Foi uma cerimônia a qual manteve como sempre, toda a pompa da premiação, com as atrizes e atores desfilando seus modelos luxuosos pelo tapete vermelho do Kodak Theathre. Sem dúvida, como todas as outras, uma premiação a altura dos padrões hollywoodiano!
JAMES FRANCO E ANNE HATAWAY: CARISMA TOTAL NA APRESENTAÇÃO! |
A dupla de apresentadores esteve afiadíssima, mas, quem literalmente roubou toda a cena da noite, a belíssima e talentosíssima atriz Anne Hathaway: muito à vontade Durante toda a apresentação, ela era uma simpatia a cada vez que aparecia na tela. James Franco, claro, também fez bonito na apresentação, porém um pouco mais contido que a Anne. Uma coisa é certa: a química entre os 2, foi perfeita!!
Mas vamos falar dos vencedores: o favorito da noite, “O DISCURSO DO REI”, indicado em 12 categorias, e “A ORIGEM, indicado em 8 categorias, faturaram 4 estatuetas cada um; já “A REDE SOCIAL” levou apenas 3, das 8 indicações: “O VENCEDOR” e “TOY STORY 3”', ganharam duas, cada filme.
Abaixo, a relação dos Ganhadores, com alguns comentários:
“O DISCURSO DO REI” – 4 ESTATUETAS:
• MELHOR FILME;
• MELHOR DIRETOR;
• MELHOR ATOR (Collin Firth);
• MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
COLLIN FIRTH: MELHOR ATOR |
CRÍTICA:
Com 12 indicações, “O DISCURSO DO REI” entrou com todas as apostas de favoritismo, e surpreendeu ao levar apenas os prêmios das principais premiações. Aliás, muito bem merecidas, diga-se de passagem. Ao retratar uma história real, onde o Rei da Inglaterra Edward, interpretado por Guy Pearce, abdica ao trono, forçando assim, o seu irmão, George VI, interpretado magistralmente por Collin Firth, (pai da atual Rainha Elizabeth II) assumir o trono. Até aí, nada demais, senão fosse sua incontrolável gagueira. George busca ajuda com um terapeuta nada ortodoxo, Lionel Logue, outra interpretação marcante do ator Geoffrey Rush. O diretor Tom Hooper acerta na medida com sua direção bem apurada, nessa trama da vida real. Com uma pitada de muito bom humor, sem beirar aos exageros, Hooper explora as facetas dos atores ante seus personagens, dando uma veracidade à todo o enredo da história. Inclusive, Helena Boham Carter, merece um destaque à parte, numa interpretação digna de OSCAR. Esse filme, merecidamente ganhou os OSCARS principais.
“A ORIGEM” – 4 ESTATUETAS:
• MELHORES EFEITOS VISUAIS;
• MELHOR FOTOGRAFIA;
• MEHOR MIXAGEM DE SOM;
• MELHOR EDIÇÃO DE SOM.
CRÍTICA:
Ganhando 4, das 8 indicações, “A ORIGEM” se deu bem “apenas” nos Prêmios Técnicos..e só!!! Sim, “apenas”!!! A Academia fez questão de “esquecer” de indicar CRISTOPHER NOLAN como Melhor Diretor. Imperdoável, isso!!! Mas, coisas do OSCAR..fazer o que...creio que pelo fato de abordar um assunto não muito bem vistos pelos Membros da Academia, que torcem o nariz quando se refere a Ficção Científica. Uma temática complexa, é verdade. E nesse filme, Cris capricha na trama, com elementos de suspense e muita ação. A cena da luta no corredor do Hotel, onde muitos pensavam ter Sido feita por computação gráfica, ele utilizou maquetes reais! Uma ousadia, para os padrões tecnológicos de hoje.
Só por essa atitude, e pela perfeição de como ficou a cena, “A ORIGEM” deveria ter-se consagrado como grande vencedor! Fica aqui, mais uma vez, nosso protesto!!!
- “A REDE SOCIAL” – 3 ESTATUETAS:
• MELHOR ROTEIRO ADAPTADO;
• MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL;
• MELHOR EDIÇÃO.
AARON SORKIN: MELHOR ROTEIRO ADAPTADO POR "A REDE SOCIAL" |
CRÍTICA:
Sinceramente?? Eu não gostei desse filme! E ter ganho 3 estatuetas, já foi muito além da conta! Claro, o fato de retratar outro fato real, a história do “criador” do facebook, a mais nova febre da internet, expôs realmente, como esse suposto gênio conseguiu isso.
Passando por cima de tudo e de todos, o filme mostra o lado frio, calculista e tirador de vantagens de Mark Zuckerberg, para mim, repito, um suposto “gênio” graduado em Harvard em programação de computadores. Admiro-me muito, de a Academia deixar esse tipo de filme concorrer nessas 8 Categorias as quais foi indicado!!!
“O VENCEDOR” – 2 ESTATUETAS:
• MELHOR ATOR COADJUVANTE (Cristian Bale):
• MELHOR ATRIz COADJUVANTE (Melissa Léo)
CRÍTICA:
Era incontestável a vitória de Cristian Bale nessa categoria, por esse filme. Sua performance foi incrível. Basta você lembrar dele nos 2 Batman: um corpo musculoso, sarado, uma personalidade forte e complexa; e ao vê-lo em “O VENCEDOR”, fica impossível identificar a mesma pessoa! Bem merecido sua vitória.
CRISTIAN BALE: MELHOR ATOR COADJUVANTE POR "O VENCEDOR" |
Melissa Léo trabalhou muito bem, mas acho que outras atrizes tinham mais força inerpretativa do que ela, nesse filme. A garotinha Hailee Steinfeld do filme “BRAVURA INDÔMITA”, bem que poderia ter levado essa!!!
MELISSA LÉO: ATRIZ COADJUVANTE POR "O VENCEDOR" |
- “TOY STORY 3” – 2 ESTATUETAS:
• MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO;
• MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
CRÍTICA:
Belíssimo!!! Sensível!!! Cativante! Engraçado!! A última parte da franquia de grande sucesso da Disney, encantou à todos, em todo o mundo. Esse último capítulo da saga de amizade entre os brinquedos, liderados por Woody, fecha com chave de ouro essa história. Disney e Pixar também formam uma parceria de sucesso incontestável. Eu, particularmente, chorei feito criança, com esse filme...e não tenho vergonha de dizer, não!!!
Mas, eu estava torcendo pelo filme “COMO TREINAR O SEU DRAGÃO”, também pela sensibilidade da história. Aqui, vale citar mais uma vez, a falta de critério da Academia nessa categoria. Como se explica o fato de se ter deixado de fora, tantas excelentes animações, como: “MEU MALVADO FAVORITO”, “MEGAMENTE”, “A LENDA DOS GUARDIÕES”??? nessa categoria, apenas 3 produções concorriam, quando na verdade, haviam outros filmes sensacionais para disputar essa estatueta...confesso não entender isso!!!
- “CISNE NEGRO” – 1 ESTATUETA:
• MELHOR ATRIZ (Natalie Portman)
NATALIE PORTMAN: MELHOR ATRIZ COADJUVANTE |
CRÍTICA:
Ao vencer o GLOBO DE OURO DE MELHOR ATRIZ, Natalie Portman abriu as portas definitivamente para o estrelato. Atriz altamente competente, dona de uma interpretação forte, marcante, ela faz um trabalho literalmente profundo quando lhe entregam uma personagem para interpretar.
Nesse “CISNE NEGRO”, não foi diferente: aulas de balét, exercícios físicos exaustivos, estudo de personalidades enigmáticas complexas...todo esse conjunto de estudos, somados ao talento nato dessa jovem atriz, deram-lhe esse merecido prêmio!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário